Teses e Dissertações
- Piaget e o Ensino de Ciências: Elementos para uma Pedagogia Construtivista. Filocre, J. Tese de Doutorado, Fac. de Educação/ USP, São Paulo, set/91.
- A Teoria de Piaget como Sistema de Referência para Compreensão da Física Intuitiva. Filocre, J. Dissertação de Mestrado, Inst. de Física/Fac. Educação da USP. São Paulo, Mar/87.
- Possibilidades e Limites do Construtivismo na Compreensão do Não-Aprender: Análise das Dificuldades na Aprendizagem de Conhecimentos Escolares. Correa, Rosa Maria. Orientador: Filocre, J. Dissertação de Mestrado. Fac. de Educação/UFMG. Belo Horizonte, julho/2000.
- Inovações Curriculares no Ensino Médio: Tendências, Realidade e Condições de Sucesso. Andrade, Maria Hilda de Paiva. Orientador: Filocre, J. Dissertação de Mestrado. Fac. de Educação/UFMG. Belo Horizonte, agosto/2000.
- Análise Crítica do Ensino de Ciências a Partir do Estudo da Elaboração do Conceito de Vida. Wykrota, Jordelina Lage Martins. Orientador: Filocre, J. Dissertação de Mestrado. Fac. de Educação/UFMG. Belo Horizonte,agosto/1998.
- A Qualidade da Educação e a Qualificação da Escola. Paula, Helder de Figueiredo. Orientador: Filocre, J. Dissertação de Mestrado. Em Educação Tecnológica, CEFET/MG, Belo Horizonte, agosto/1996.
- Mudança Conceitual em Sala de Aula: O Ensino de Ciências numa Perspectiva Construtivista. Aguiar Júnior, Orlando Gomes de. Orientador: Filocre, J. Dissertação de Mestrado. Em Educação Tecnológica, CEFET/MG, Belo Horizonte, dezembro/1995.