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Avaliação Sistêmica e Avaliação da Aprendizagem nos Ciclos de Formação Básica

2 - COMO ESTAMOS AVALIANDO: FINALIDADES E CARACTERÍSTICAS DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM.

PROCESSO DA AVALIAÇÃO: FINALIDADES, CONCEPÇÃO E CARACTERÍSTICAS

Felizmente, nem todos os professores cometem esse tipo de equívoco e procuram realizar as avaliações de modo a cumprir o papel que julgam próprio de uma avaliação de aprendizagem. Qual é esse papel que ela deve cumprir? O que pretende o professor ao fazer a avaliação dos seus alunos? Por que julga indispensável avaliar? Com que frequência ela deve ser feita?

Num estudo exploratório , os professores responderam a indagações desse tipo dizendo que a avaliação deve e precisa ser realizada por várias razões: a) porque é uma exigência regimental e só através dela se pode saber, ao final do ano, se o aluno pode ser aprovado ou não; b) para cumprir essa exigência, é preciso verificar se houve ou não aprendizagem do conteúdo ensinado; c) em função do desempenho do aluno em cada situação de avaliação, torna-se possível atribuir uma nota que expresse e represente o quanto ele assimilou do que foi ensinado num determinado período. Naturalmente, as situações e instrumentos de avaliação precisam ser bem elaborados e planejados e a sua periodicidade e distribuição dos "pontos" ao longo do ano deve ser feita de maneira equilibrada para não prejudicar os alunos.

Além disso, o professor pretende através da avaliação informar-se quanto à eficácia do seu trabalho e ter elementos que lhe permitam promover mudanças que julgue necessárias; poder distinguir os seus alunos em função do seu desempenho e atribuir, de maneira criteriosa, nota ou conceito que melhor expresse a situação de cada um deles; obter informações suficientemente seguras e confiáveis que lhe permitam orientar seus alunos e informar seus pais quanto a algum atendimento especial de que possam necessitar; ser objetivo no julgamento dos seus alunos e justo na decisão quanto à aprovação ou reprovação deles.

Essas são as intenções, mas quais são as práticas efetivas através das quais os alunos vêm sendo avaliados? Quais são os instrumentos e recursos utilizados pelos professores? Através de que meios e métodos torna-se possível saber quão proveitoso está sendo o trabalho em sala de aula, isto é, quanto está sendo assimilado do que está sendo ensinado?

Numa rápida descrição, os aspectos centrais que caracterizam o que é considerada uma avaliação adequada, segundo os pressupostos que sustentam a lógica de organização do sistema seriado, são:

· ocorre em momentos determinados e se realiza através de provas ou outros instrumentos de avaliação, após o ensino do conteúdo previsto no planejamento, através dos quais os alunos podem expressar seus conhecimentos;
· as provas ou testes devem ser bem equilibrados (abrangendo os vários e mais significativos itens do conteúdo ensinado) e constituídos de questões tão bem elaboradas quanto possível visando a uma avaliação isenta e objetiva do que foi realmente aprendido pelo aluno;
· essas provas ou testes devem ser criteriosamente corrigidos, devendo ser atribuída a eles uma nota que melhor represente o desempenho do aluno. Através dessa operação, o professor torna-se capaz de verificar se o nível de aprendizagem de cada aluno está acima ou abaixo do mínimo exigido, como também de comparar o desempenho de cada aluno com o do restante da turma;
· a soma das notas obtidas em cada etapa em que se divide o ano letivo deve expressar o aproveitamento do aluno (o quanto ele aprendeu do que foi ensinado), permitindo uma decisão final quanto à sua aprovação ou não à série seguinte.

Embora essa descrição não contemple todos os detalhes e toda a variedade do que efetivamente se faz numa sala de aula, os aspectos essenciais do processo de avaliação estão aí identificados e permitem que se faça uma apreciação dessa prática, buscando verificar até que ponto ela permanece válida no novo contexto da escola estadual, com a implantação do regime de progressão continuada e dos ciclos de formação básica.