Biblioteca Virtual

Investigando uma geladeira

APRESENTAÇÃO

Direta ou indiretamente, os equipamentos de refrigeração participam do dia-a-dia das pessoas, principalmente daquelas que vivem em grandes centros urbanos. Até mesmo quem não tem geladeiras ou freezers em casa consome muitos produtos que são conservados por resfriamento nos armazéns e mercearias, tais como, por exemplo, as carnes, o leite e seus derivados.

A geladeira é um dos inúmeros produtos tecnológicos presentes em nosso cotidiano. Mas está tão integrada ao ambiente que quase nunca paramos para pensar como ela funciona ou como é feita. Nem percebemos o quanto esses equipamentos interferem em nosso modo de vida, não imaginamos como nosso jeito de viver poderia ser diferente, caso eles não existissem.

No projeto de uma geladeira estão acumulados muitos conhecimentos construídos ao longo da história. Observar as partes de uma geladeira e tentar entender por que elas são feitas desse modo é um procedimento que pode ajudá-lo a compreender muitos princípios da Física que explicam também outros fenômenos que você vivencia. É a oportunidade de aprender os "porquês" de forma contextualizada, atribuindo significado àquilo que você aprende.

Foto: Revista ISTOÉ, março 1997, verso da capa