Biblioteca Virtual

Investigando uma geladeira

VI- COMPLETANDO O CICLO

Nesta seção, faremos uma análise das trocas de energia que ocorrem durante o funcionamento da geladeira. Para isso, precisamos usar o conceito de calor, discutido em seções anteriores. O conceito de trabalho em expansões e compressões de gases também será retomado para a construção da idéia de energia interna.

Se você bombeia o ar, usando uma bomba de encher pneus, ele terá sua temperatura aumentada por efeito do trabalho realizado pela força usada para comprimi-lo. Dizemos que o trabalho realizado aumentou a energia interna do ar.

A energia interna de um corpo corresponde à soma da energia cinética de suas moléculas e da energia potencial de interação entre elas. A temperatura de um corpo está relacionada com a energia interna do mesmo. Quanto maior a temperatura, maior a energia interna de um corpo.

Uma geladeira pode ser pensada, simplificadamente, como uma caixa com parede isolantes que tem um dispositivo para retirar a energia dos corpos colocados no seu interior e transferi-la para o exterior desta caixa. Ou seja, tem um mecanismo que inverte o fluxo natural do calor. O motor que comprime o fluido frigorífico através de tubos é projetado para funcionar como uma espécie de “bomba de calor” que retira energia de uma fonte fria e o rejeita para uma fonte quente.

Questões:
1- Qual a diferença entre energia interna e calor?
2- Quando um corpo se encontra a uma temperatura elevada, você pode dizer que ele tem muito calor? Por quê?
3- Quanto maior a temperatura de um corpo, maior sua energia interna. Você concorda? Por quê?