![]() |
Biblioteca Virtual
Os termos Calor e Temperatura receberam muitos significados distintos ao longo da história, mas sempre estiveram associados ao estudo de importantes transformações como a dilatação, a mudança de estado físico (sólido líquido gás), os processos de aquecimento e refrigeração, etc. Para estudar qualquer uma dessas transformações, precisamos caracterizar o estado inicial e o estado final dos materiais envolvidos. A temperatura é uma das medidas essenciais à caracterização do estado no qual se encontra um determinado material.
As variações de temperatura podem ser consideradas como um dos efeitos decorrentes da transmissão de calor entre corpos ou sistemas. Assim, por exemplo, a elevação da coluna de líquido em um termômetro é provocada quando ocorre transferência de calor a esse líquido, contido no interior do tubo capilar. O calor é a energia trocada entre o termômetro e o meio em contato com ele. Isso acontece devido, unicamente, à diferença de temperatura entre o termômetro e o meio. A transferência de calor só é interrompida quando as temperaturas dos materiais e sistemas em contato se igualam. Nessas condições, dizemos que o equilíbrio térmico foi alcançado. Para realizar as atividades experimentais desta seção, você vai precisar dos seguintes materiais:
Atividade experimental 4 : O calor do gelo
Exercícios: Toda vez que se estabelece o contato entre dois sistemas a diferentes temperaturas , há um fluxo natural de energia do sistema de maior temperatura para o de menor temperatura até que se atinja o equilíbrio térmico. A essa energia em trânsito denominamos calor. 2 Durante seu funcionamento, um refrigerador retira calor de dentro do congelador e entrega esse calor ao ambiente. Se calor é algo que sempre se transfere de um corpo a uma temperatura maior para outro a uma menor temperatura, como você acha que um refrigerador funciona para fazer exatamente o contrário?
|