Biblioteca Virtual

Investigando uma geladeira

IV - MODIFICANDO A TEMPERATURA DE UM CORPO

1 - TRANSFERINDO CALOR

As unidades mais comuns, usadas para medir o calor, são a caloria (cal) e o Joule (J).

Uma caloria é a quantidade de calor que se deve fornecer a 1 g de água para elevar sua temperatura de 1o centígrado. A cada caloria equivalem, aproximadamente, 4,18 joles.

Um grama de diferentes substâncias necessita de quantidades diferentes de calor para ser aquecido de 1o centígrado. Isso quer dizer que algumas substâncias se aquecem mais facilmente que outras. O calor específico é a grandeza que nos informa sobre essa qualidade.

Calores Específicos
Substância C (Cal/g ºC)
Água 1,00
Gelo 0,55
Vapor d'água 0,50
Alumínio 0,22
Vidro 0,20
Ferro 0,11
Latão 0,094
Cobre 0,093
Prata 0,056
Mercúrio 0,033
Chumbo 0,031

 

Para calcular a quantidade de calor recebida por um corpo, em calorias, basta multiplicar o calor específico (c) do material de que ele é feito por sua massa (m), em gramas e pela variação de temperatura (Dt) que ele sofreu, em ºC.

Q = m x c x Dt , onde c é o calor específico da substância.

Exercícios:
1 – Se você colocar 100 g de água dentro de um refrigerador, à temperatura de 80o C, quanto calor será retirado dessa água até que ela atinja a temperatura de 10ºC?
2 – Imagine que você tenha colocado 100g de água e 100g de cobre , ambos à mesma temperatura, dentro de um refrigerador.
Qual deles vai demorar mais a resfriar? Por quê?
3- Quando colocados na mesma prateleira de um refrigerador, alguns alimentos demoram mais a se resfriar que outros. Quais são as causas para que isso aconteça?
4 – Em uma praia, a brisa do amanhecer sopra da terra para o mar e a ao entardecer, em sentido contrário.

fotos: CD ESPERT, Multimidia Pack

Relacionando o que você aprendeu sobre correntes de convecção e sobre os calores específicos da areia e da água, explique por que isso acontece.