Biblioteca Virtual

Telecomunicações

APRESENTAÇÃO

PORQUE ESTUDAR O TEMA TELECOMUNICAÇÕES?

O Brasil é um país enorme. Nele encontramos tanto grandes cidades quanto lugarejos simples. O rádio e as antenas parabólicas das televisões ligam pessoas com costumes e realidades muito diferentes, e contribuem para a formação de uma identidade nacional. As tecnologias da comunicação trazem e levam a cada lugar imagens e sons não só do Brasil, mas também do resto do mundo.

A palavra telecomunicação é formada a partir do prefixo “tele”, uma palavra de origem grega que quer dizer “distante” ou “à distância”. Há muitas palavras formadas a partir desse prefixo como televisão, telefone, telescópio, etc.

Não são apenas os aparelhos receptores de informação, como o rádio e a televisão, que têm se difundido, nos dias de hoje. É cada vez maior o número de pessoas que podem enviar informações à distância através de aparelhos como o telefone, o computador ligado à internet e os emissores de rádio amador. Para o mundo moderno as telecomunicações são fundamentais: a falência do sistema de telecomunicações, com certeza, provocaria a falência da economia mundial.

Nem sempre paramos para pensar no significado econômico, social e político das atuais tecnologias de telecomunicação. Tampouco nos preocupamos em entender o que está acontecendo quando acionamos os “botões” que fazem surgir vozes e sons. Mas, afinal, como será que funciona aquela “caixinha” que nos traz músicas e noticias? E aquele “aparelhinho” que permite a comunicação entre pessoas situadas a muitíssimos quilômetros de distância uma da outra?

Neste fascículo, vamos ter a oportunidade de estudar e entender alguns aparelhos, tecnologias e princípios que permitiram aos homens dispor de tantos recursos de telecomunicação nos dias atuais.

.