Biblioteca Virtual

Telecomunicações

O RÁDIO E A TELEFONIA CELULAR

Sem dúvida nenhuma, o telefone celular é um dos símbolos dessa era da comunicação e informação em que vivemos. As torres de telefones celulares, semelhantes à da foto ao lado, já se tornaram comuns nas paisagens urbanas.

Um dos aspectos mais interessantes dos telefones celulares é que eles são ao mesmo tempo transmissores e receptores de rádio que possibilitam ao seu usuário comunicar-se com outros telefones móveis e fixos.


Figura 21- Torre de telefonia celular

O sistema de telefonia celular divide em áreas ou células as regiões a serem atendidas pelo sistema. Cada célula é servida por uma estação de rádio de baixa potência. Essa estação servidora pode receber e enviar chamadas dentro dos limites de sua célula, utilizando um canal de rádio duplo para esse fim.


Figura 22- Telefone móvel no interior de um veículo enviando e recebendo sinais.

Um arranjo comum das “células” utilizadas na telefonia celular é mostrado na figura 23. Cada célula está retratada como um hexágono, embora, na prática, as células sejam aproximadamente circulares. A forma circular permite que as “margens” das células se sobreponham um pouco de modo a não deixar nenhuma região “a descoberto”.


Figura 23- Zoneamento “em células” de uma região coberta pela telefonia celular.

MUDANDO DE CELULA

Quando um telefone celular está em movimento dentro de uma célula e se afasta da estação de base correspondente, o sinal recebido pelo aparelho se enfraquece. Se não houvesse outras células, o sinal poderia ficar imperceptível. Por isso, cada telefone móvel monitora continuamente os sinais provenientes das estações de base das seis células adjacentes. Assim, à medida que o sinal de uma das estações se torna fraco pelo menos um dos outros sinais estará aumentando de intensidade. Quando um telefone móvel muda de uma célula para outra, a chamada é transferida de uma estação de base para outra. A operação é realizada tão rapidamente que não se percebe nenhuma descontinuidade na ligação.

As transmissões de rádio entre um aparelho celular e as antenas existentes em cada célula utilizam ondas de rádio VHF ou ondas de rádio de freqüência muito alta (Very High Frequency). A extensão de uma célula pode variar desde de 2 km, no centro de uma grande cidade, até 30 km no campo. Uma região completamente atendida pelo sistema está coberta por uma rede de estações de rádio de baixa potência operando na faixa de 900 MHz. Cada estação faz a ligação de um telefone móvel situado em sua área de abrangência com as demais estações da rede de telefonia móvel ou fixa. A freqüência de operação das estações de telefonia celular é escolhida de modo a não coincidir com os outros serviços de rádio.