Biblioteca Virtual

Telecomunicações

TRANSMITINDO SEQÜÊNCIAS NUMÉRICAS

O que é o que é? É um aparelho que no século XIX ainda não existia. Não serve para todas as coisas, mas serve de companhia.

É possível que você tenha achado a charada que introduz esta seção do texto um pouco esquisita. O “pior” é que não há nenhuma resposta de cabeça para baixo no final da página. Você precisará descobrir a resposta através da seqüência numérica constituída apenas pelos dígitos 0 [zero] e 1 [um] que está apresentada logo abaixo. O mais curioso é que você não terá qualquer dificuldade em fazer isso. Basta seguir as instruções que se encontram no quadro chamado PROGRAMA, que aparece no início da próxima página.


               
               
               
               


Seqüência numérica em linguagem binária

00011010 10111010 10111010 10111101

 

Bem! Na verdade, o principal objetivo desta atividade não está diretamente ligado à resolução da charada. A atividade quer demonstrar que é possível transmitir informações através de seqüências numéricas. Os computadores, calculadoras, relógios, videogames e uma série de outros aparelhos utilizam o mesmo tipo de seqüências numéricas para funcionar e realizar suas operações básicas. Esses aparelhos são chamados de “aparelhos digitais”, e as seqüências numéricas de “zeros” e “uns” fazem parte daquilo que chamamos, na informática, de “linguagem binária”.

Para entender o que é a linguagem binária e como é possível transmitir informações através de seqüências numéricas de “zeros” e “uns”, é preciso compreender o que é um PROGRAMA. Um PROGRAMA é uma seqüência de instruções que devem ser seguidas à risca para que uma determinada operação seja realizada com sucesso. Os computadores e demais aparelhos digitais seguem programas para transmitir e receber sinais digitais. É com base neles que eles conseguem operar seqüências numéricas e realizar os mais diversos tipos de operações.

PROGRAMA

Note que a tabela situada à esquerda da seqüência numérica tem quatro linhas e oito retângulos em cada linha. Imagine agora que, em cada retângulo da tabela, existe uma lâmpada que pode estar ligada ou desligada. Retângulos com lâmpadas desligadas devem ser coloridos de preto. Retângulos com lâmpadas ligadas devem permanecer brancos. Você saberá se a lâmpada de um determinado retângulo deve estar ligada ou desligada através da seqüência numérica que aparece à direita da tabela. Os “zeros” da seqüência representarão lâmpada desligada e os “uns” representarão lâmpada ligada3.


A essa altura você já deve ter matado a charada que abriu esta seção do texto. Para fazer isso, seguiu as instruções que estavam contidas no quadro acima. Além das “ordens” que esse quadro continha, você certamente fez uso de “ordens” ainda mais básicas, que não precisaram ser escritas porque já estavam “instaladas” em sua memória. Ao escurecer alguns dos retângulos da tabela ao lado da seqüência numérica, que correspondiam ao dígito “0”, você preencheu uma linha da tabela após outra. Além disso, você preencheu a tabela da esquerda para direita, usando as mesmas “ordens” que você utiliza para escrever e ler um texto (seguir com os olhos da esquerda para a direita e de cima para baixo nas linhas do texto).

Os computadores também utilizam programas básicos que lhes dizem como receber e operar uma seqüência numérica. Um PROGRAMA de computador é um conjunto de ordens que residem na memória do computador. Quando um computador recebe dados na linguagem binária (seqüência de “zeros” e “uns”), é preciso que ele tenha um programa que o torne capaz de operar com aqueles dados. Sem o programa, os dados não farão sentido.

3- Essa regra não é verdadeira apenas nesta atividade. Nos circuitos elétricos que constituem os computadores e demais aparelhos digitais, as seqüências numéricas de “zeros” e “uns” também são entendidas como “ordens” para ligar ou desligar pequenos elementos que se encontram ligados nos circuitos. .