Biblioteca Virtual

Telecomunicações

A COMUNICAÇÃO DO PONTO DE VISTA DA TECNOLOGIA

Do ponto de vista tecnológico, a comunicação à distância supõe a existência de um aparelho emissor, de um aparelho receptor e de um sinal ou mensagem que é transmitida do emissor até o receptor.

 

 

Para que essas idéias possam ficar mais claras, vamos considerar como exemplo o que ocorre no aparelho telefônico. No aparelho emissor, um microfone irá transformar a voz do falante em sinais em código que serão transmitidos pelos fios da linha telefônica até o aparelho receptor. O aparelho receptor funciona então como um decodificador capaz de transformar os sinais em código novamente em sons.

Mas a codificação e a decodificação de sinais não ocorrem apenas nos telefones. Em qualquer sistema de comunicação, este processo estará presente. Na comunicação escrita também usamos sinais codificados ou códigos. Este texto que você está lendo, por exemplo, está repleto de sinais (as letras do alfabeto) aos quais você se tornou capaz de atribuir significados.

Na comunicação realizada através de sinais de fumaça, a fonte de fumaça é o aparelho emissor, o olho do observador que interpreta os sinais é o aparelho receptor e o código está associado ao significado que é atribuído a cada variação observada na fumaça. Fumaça contínua, por exemplo, pode significar guerra, fumaça intermitente trégua, e assim por diante.

De maneira geral, um sinal codificado pode ser um sinal gráfico, acústico, luminoso, elétrico ou de qualquer outra natureza. A “codificação” do sinal deve ser entendida como a capacidade de atribuir significados diferentes quando existem pequenas diferenças nos sinais recebidos.