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Biblioteca Virtual
Com o objetivo de pesquisar sobre o que acontece com os ocupantes de um veículo quando ocorre uma colisão, testes de impacto feitos com automóveis são filmados em laboratórios especializados. Manequins especialmente construídos para essa finalidade e conectados a diversos tipos de sensores são colocados dentro dos automóveis. Analisando os filmes dessas colisões, é possível calcular as forças e as acelerações que atuam durante os acidentes simulados, além dos tipos de danos mais comuns sofridos pelas pessoas envolvidas. As duas seqüências de fotos abaixo foram extraídas de uma dessas filmagens onde se avalia o efeito de uma colisão a 50 km/h (ou 13,9 m/s) sobre uma pessoa de 75 kg.
DISCOVERY,
Chanel, documentário sobre a história dos testes de segurança
em veículos.
Acima: uutilização de bonecos, sensores e equipamento avançado. De dentro do veículo, a desaceleração é percebida como aceleração do motorista e ele se sente projetado para frente. O gráfico a seguir representa essa aceleração fictícia para os dois motoristas durante a colisão.
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