Biblioteca Virtual

Segurança No Trânsito

AIR BAGS

O objetivo da utilização das bolsas infláveis, chamadas air bags, é evitar que o motorista e passageiros fiquem vulneráveis a ferimentos na cabeça e no tórax quando o veículo sofre um choque frontal ou lateral e eles parecem jogados contra o volante, pára-brisas, painel ou porta do veículo. A eficiência dos air bags não dispensa o uso de cintos de segurança.


DISCOVERY, Chanel, documentário sobre a história dos testes de segurança em veículos.
Acima: uutilização de bonecos, sensores e equipamento avançado.

A funçao do air bag é fazer a velocidade do passageiro ou motorista cair rapidamente a zero, causando pouco ou nenhum dano à integridade física do passageiro. O sistema consegue desacelerar o passageiro de maneira gradual ao invés de forçar uma parada abrupta. Um fator muito importante é que a almofada amortece o movimento da cabeça. Além disso, a força aplicada ao passageiro através do air-bag distribui-se sobre uma área maior de seu corpo.

Um air-bag se compõe basicamente de três partes:

Esse equipamento possui acionamento extremamente rápido. Desde a colisão até que o air bag esteja completamente inflado, decorrem apenas de 1,5 a 4 centésimos de segundo!

1- Uma bolsa inflável que é confeccionada em um tipo de náilon denominado kevlar. Ela fica dobrada e embutida no volante, no painel, nas laterais do banco, porta ou mesmo na coluna do teto.

2- Uma cápsula, contendo substâncias químicas que, ao reagirem, liberam nitrogênio que se expande rapidamente inflando o air-bag.

3- Um conjunto de sensores, que percebem, no instante da batida, a forte desaceleração a que o carro está sendo submetido, disparando, eletronicamente a reação química que ocorre na cápsula.