Biblioteca Virtual

Segurança No Trânsito

PERIGO NA PISTA!

Não é possível respondermos instantaneamente a um estimulo porque os impulsos nervosos que comandam os músculos deslocam-se no corpo com uma certa velocidade. Na experiência que você fez deixando cair a régua, o sinal visual do início do movimento chegou ao olho de seu colega e dali ao cérebro. O cérebro, então, o enviou para os músculos dos dedos da mão, fazendo com que eles se fechassem para segurar a régua.

No caso de um motorista que deve reagir a um estímulo, freando ou acelerando o veículo, o sinal é visual e deve percorrer os nervos desde os olhos até o cérebro. O cérebro, por sua vez, envia um sinal nervoso que deve percorrer o corpo do motorista até alcançar os pés e fazer com que eles se movimentem para acionar os freios. O tempo de reação para ver e agir, nesse caso, é maior que no caso da régua. Pesquisas realizadas nos Estados Unidos mostram que, um motorista demora, em média, 0,75 segundos para ver e reagir, isto é, gasta em torno de 0,75 segundos para apertar o pedal de freio após ver um perigo à sua frente.

Nos exames dos Detrans para obtenção ou renovação da carteira de habilitação é exigido que se faça medida do tempo de reação do candidato.