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Migração: Reordenando o Terrítório e a Vida das Pessoas

APRESENTAÇÃO

O estudo das migrações é importante para que se possa compreender a reordenação do território no movimento de pessoas, culturas e lugares. Cada grupo deixa marcas, demarca limites, constrói, participa de um lugar, ou pela chegada ou pela saída.

No Brasil essas marcas se acentuam com os fluxos migratórios do século XIX e XX criando novos arranjos em escalas espaciais diferenciadas, ampliando a complexidade do conceito de mobilidade através das organizações socioculturais, das relações de trabalho e políticas públicas.

Existe também um movimento interno no país, entre as regiões, entre estados, na tentativa de ajustar a desigualdade de oportunidades regionais. O mesmo acontece num espaço menor, envolvendo as regiões metropolitanas, com um deslocamento diário e um movimento campo-cidade e cidade-campo. Por isso, qualquer análise sobre crescimento, desenvolvimento, população, planejamento, elaboração de políticas, precisará contar com as variáveis relacionadas à migração.

A partir da década de 80 do século XX com o espaço mundial articulado em rede, com o agravamento do desemprego e da miséria e com a exigência de qualificação cada vez maior para o trabalho esse movimento migratório tomou rumos diferentes que serão discutidos nesse módulo. O fenômeno, constituinte dos cotidianos, é tema de pesquisas universitárias em Geografia, Sociologia, História, Antropologia. A Geografia também possui instrumentos para interpretá-lo como faremos nesse módulo, com sua participação. Assim, estaremos identificando as questões decorrentes do movimento migratório do seu espaço de vivido à escala global, tentando compreender o antagonismo entre a flexibilização dos mercados de trabalho e o aumento da exclusão social diante de novas configurações étnico-culturais.

O que os norte africanos procuram na Europa? O que os povos da Europa Oriental buscam na Europa Ocidental? Por que os indonésios vivem o processo migratório tão intensamente? O que os brasileiros, costarriquenhos, mexicanos, chineses, vietnamitas, cubanos buscam nos EUA? Por que o nordestino é tão discriminados no centro sul do país? Por que no Espírito Santo e no sul do Brasil ainda há lugares que mantêm as tradições estrangeiras no arranjo territorial? Que relações existem entre a cidadania e os movimentos migratórios?

Essas questões deverão se desdobrar em muitas outras, levantadas por vocês, no decorrer do estudo. Algumas deverão ser respondidas, outras deverão ser reformuladas para provocar pesquisas, onde o levantamento de dados e sua análise proporcionarão outras interpretações do fenômeno. Você, ao formular perguntas, procurar respostas, debater, sistematizar o que estiver sendo apreendido, estará desenvolvendo habilidades importantes, tais como ler, interpretar, analisar, propor, questionar, observar a partir de muitas variáveis, levantar hipóteses e testá-las, ou seja, utilizando o conhecimento para construir novas competências importantes para a sua vida.

Ao longo do estudo você deverá estar atento à sua aprendizagem, analisando o que estiver aprofundando e conhecendo de novo para refletir sobre as habilidades que estão sendo incorporadas ao seu trabalho intelectual. A avaliação também deve ser feita por você, ao longo do processo, através dos instrumentos: índice, roteiro para auto-avaliação e registro inicial e final.