Biblioteca Virtual

Migração: Reordenando o Terrítório e a Vida das Pessoas

GLOSSÁRIO

* Bolha Migratória- “Grande concentração de pessoas num país ou fronteira, cujas condições podem originar êxodo ou migração em massa” (BRIGADÃO, 1999).

* Identidade regional- costumes, tradições, língua, jeito de falar, jeito de conviver e de viver, características compartilhadas regionalmente que acabam atribuindo identidade como coesão e força simbólica às pessoas numa mesma região.

* Identidade territorial-“conjunto concatenado de representações socioespaciais que atribuem ou reconhecem uma certa homogeneidade em relação ao espaço ao qual se referem, dando coesão e força (simbólica) ao grupo que ali vive e com ele se identifica.”(HAESBAERT,1997)

* Desterritorialização-“processo que traduz uma mobilidade espacial, marcado pela insegurança sócio-territorial e pela precariedade dos laços entre os grupos sociais à margem da sociedade formalmente instituída.

* Reterritorialização –“ formação de novos territórios através de uma reapropriação política e /ou simbólica do espaço.”(HAESBAERT,1997)

* Desterritorializados – pessoas que, privadas de identidade territorial, vivem a mudança social sob a forma de dinâmica territorial, provocada pelos processos modernizantes, por sua vez provocadores de novos territórios, quase sempre carregados de um caráter excludente e desterritorializador. O processo de desterritorização vem sempre seguido por outro de reterritorialização. Essa dinâmica espacial produz a grilagem, a massa de excluídos nas periferias das cidades, dentre vários movimentos migratórios, uma vez que a atividade primitiva dos trabalhadores é desmontada na lógica de reorganização do capital no espaço,novas fronteiras em construção.

* IDH- índice de desenvolvimento Humano- Critério utilizado pela ONU para indicar uma faceta importante do desenvolvimento dos países no qual se considera a qualidade de vida, incluindo a escolaridade e a expectativa de vida, além do PIB.

* Globalização- fenômeno que consiste em múltiplas e rápidas interações entre indivíduos e empresas, ONGs e Estados, facilitado pelas novas tecnologias, gerando novas realidades e alterando o curso do processo civilizatório mundial.

* Onda migratória- referência ao movimento que mostra o fluxo migratório, principalmente a partir da década de 90.

* Territorializados- grupos sociais incluídos na sociedade formalmente instituída pela segurança sócio-territorial.