Biblioteca Virtual

Migração: Reordenando o Terrítório e a Vida das Pessoas

EXERCÍCIOS PROPOSTOS

ATIVIDADE 1 - ANÁLISE DE MAPA

Localize no mapa a direção dos fluxos migratórios identificando:

a) As onze áreas geográficas consideradas fronteiras de emissão e recepção de migrantes.

b) A localização dos migrantes que deixaram o país, incluindo refugiados, que deixaram o país entre 1945-70.

c) A localização do número de emigrantes, incluindo refugiados que deixaram o país, entre 1970-90.

d) Compare os dados identificados tentando explicar os motivos da emigração nessas regiões.

e) Para onde se deslocam os principais fluxos migratórios. O que justifica esse deslocamento?

f) Quais são as regiões de maior emissão de emigrantes? O que justifica essa saída?

g) Organize seus registros e construa um texto sobre seu entendimento de fluxo migratório, no período entre 1945-90. Se possível ilustre com imagens coletadas em periódicos.

ATIVIDADE 2 - CARTOGRÁFICA

1- De posse de um mapa-múndi, espacialize o fenômeno pesquisado nos filmes vistos e debatidos considerando a localização e o cenário do filme. Crie a legenda adequada.

2- No final tire conclusões envolvendo regiões diferentes a partir de suas observações.

ATIVIDADE 3 – Investigação e interpretação de fotos

1- Identifique as ondas migratórias atuais analisando as fotos de Sebastião Salgado. As referências estão citadas nas sugestões de leitura e você poderá conseguir outras em publicações da Folha de àEspacialize o movimento num mapa-múndi.

2- Elabore uma conclusão e uma proposição para a compreensão do fenômeno na escala internacional.

ATIVIDADE 4 – A migração campo/cidade numa abordagem literária

Para que possa fazer uma leitura geográfica da obra literária leia os paradidáticos sugeridos nas referências do módulo.

1- Leitura do livro : Uma vida em segredo, do autor Autran Dourado.

2- Identificação da personagem no campo e análise de sua identidade cultural com esse espaço

3- Análise da ruptura vivenciada com a mudança para a cidade discutindo o motivo da migração.

4- Análise da relação da personagem com a cidade: os hábitos, as crendices, os valores, a identificação com a paisagem campestre, os costumes, as tradições,

5- Questionar e inferir: O que significou para os migrantes do campo para a cidade o êxodo rural?