![]() |
Biblioteca Virtual
ATIVIDADE 1 - ANÁLISE DE MAPA
Localize no mapa a direção dos fluxos migratórios identificando: a) As onze áreas geográficas consideradas fronteiras de emissão e recepção de migrantes. b) A localização dos migrantes que deixaram o país, incluindo refugiados, que deixaram o país entre 1945-70. c) A localização do número de emigrantes, incluindo refugiados que deixaram o país, entre 1970-90. d) Compare os dados identificados tentando explicar os motivos da emigração nessas regiões. e) Para onde se deslocam os principais fluxos migratórios. O que justifica esse deslocamento? f) Quais são as regiões de maior emissão de emigrantes? O que justifica essa saída? g) Organize seus registros e construa um texto sobre seu entendimento de fluxo migratório, no período entre 1945-90. Se possível ilustre com imagens coletadas em periódicos. ATIVIDADE 2 - CARTOGRÁFICA 1- De posse de um mapa-múndi, espacialize o fenômeno pesquisado nos filmes vistos e debatidos considerando a localização e o cenário do filme. Crie a legenda adequada. 2- No final tire conclusões envolvendo regiões diferentes a partir de suas observações. ATIVIDADE 3 Investigação e interpretação de fotos 1- Identifique as ondas migratórias atuais analisando as fotos de Sebastião Salgado. As referências estão citadas nas sugestões de leitura e você poderá conseguir outras em publicações da Folha de àEspacialize o movimento num mapa-múndi. 2- Elabore uma conclusão e uma proposição para a compreensão do fenômeno na escala internacional. ATIVIDADE 4 A migração campo/cidade numa abordagem literária Para que possa fazer uma leitura geográfica da obra literária leia os paradidáticos sugeridos nas referências do módulo. 1- Leitura do livro : Uma vida em segredo, do autor Autran Dourado. 2- Identificação da personagem no campo e análise de sua identidade cultural com esse espaço 3- Análise da ruptura vivenciada com a mudança para a cidade discutindo o motivo da migração. 4- Análise da relação da personagem com a cidade: os hábitos, as crendices, os valores, a identificação com a paisagem campestre, os costumes, as tradições, 5- Questionar e inferir: O que significou para os migrantes do campo para a cidade o êxodo rural?
|