![]() |
||
Biblioteca Virtual
ATIVIDADE 1- LEITURA DE FOTOS
As fotos são o conteúdo a ser analisado. São olhares do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado sobre o movimento migratório: refugiados, acampados, retirantes. Ele registra situações, imagens, pessoas, lugares, faces, evidenciando parte do movimento migratório atual, destacando os refugiados, a dificuldade de povos que vivem em situação de miséria, povos que até hoje não têm uma relação territorial como os curdos, povo não-árabe, com língua semelhante ao persa, que vive em conflito e em movimento migratório entre Turquia, Irã, Iraque, Síria, e os países do sudoeste da antiga URSS (Armênia e Azerbaijão). Seus flashs ajudam a compor o que estamos procurando entender. Veja as imagens, procure no Para saber saber mais informações sobre os curdos e anote suas impressões sobre as diferentes facetas do movimento migratório. Registre. ATIVIDADE 2 - LEITURA CINEMATOGRÁFICA 2.1- Escolham, em grupos, os seguintes filmes para serem vistos por vocês, a partir do roteiro que se segue1:
2.2- Para assistir aos filmes, observe o roteiro que se segue: a) O que o título do filme sugere? Responda antes de vê-lo. b) De que lugares o filme trata (países, cidades, regiões, continentes envolvidos)? De que anos/décadas? Procure localizar os lugares envolvidos na trama, destacando-os em um mapa-múndi. Depois anote o que lhe chamou atenção. c) Liste as questões envolvendo a migração que compõem a trama do filme. d) Que espacialidades foram construídas pelos imigrantes no local de chegada? e) Que situações do filme mostram a territorização das novas identidades (guetos, comércios por nacionalidade, empregos e oportunidades demarcadas pelos migrantes, relações dos migrantes com a população local, homenagens a migrantes em festas, comemorações...)? Existem evidências de políticas para as questões decorrentes da migração nacional e /ou internacional? Existem evidências de discriminação? 1- Lembre-se, tudo no filme é intencional. Quem tem a intenção é quem o produz e dirige. Tudo é produzido para mostrar alguma coisa: os diálogos, as imagens, os focos, o enquadramento, as músicas, a relação dos olhares, os movimentos corporais, as paisagens evidenciadas, o figurino, os cenários, o roteiro. f) Que estranhamentos os migrantes tiveram no lugar de chegada e por quê? As pessoas que deixam seus lugares de naturalidade adaptam-se facilmente em outros lugares? Nesse caso, como fica a questão da identidade? O que conservam? Em que se adaptam? Em que resistem? g) Você acha que os migrantes respeitam as leis, os costumes, as tradições, as crenças, dos países/estados/províncias/ regiões que escolheram para morar? Há mais adaptação ou rejeição? Como isso pode ser captado no filme? h) Que problemas ambientais são agravados com o movimento migratório? i) Em que cenas é possível identificar as redes técnicas e simbólicas (trabalho, leituras, música, literatura, costumes, hábitos, tradições, valores), os regionalismos relacionados com a tradição, a identidade, os costumes, as crenças, crendices, as festas, as relação com o campo e com a cidade, o apego, o enraizamento das pessoas com o lugar que sentem pertencer? j) Comente o nível de desenvolvimento e qualidade de vida do lugar enfocado, a participação do migrante na economia e na cultura local. k) Apartir de seus registros, discuta com seu grupo e levante hipóteses sobre os motivos do movimento migratório nos diferentes períodos que você está conhecendo. (REGISTROS E DATA)
|
||