Biblioteca Virtual

Migração:
Reordenando o Terrítório e a Vida das Pessoas

MIGRAÇÕES:
REORGANIZANDO O ESPAÇO O ESPAÇO MUNDIAL

ATIVIDADE 1- LEITURA DE FOTOS

 

 

 

Refugiados no centro de seleção do enclave de Zepa- Bósnia, 1995. Foto de Sebastião Salgado, publicada no livro: Quem está escrevendo o futuro? Letra Viva, Brasília, 2000. Coordenação de Washington Araújo.Fig.1

 


Populações do campo de Majuri, Kibesi e alguns de Magara e Ruvumu, no dia seguinte a um ataque, com seus pertences, saem de Burundi em 1995, buscando a fronteira da Tanzânia. A foto está publicada no livro Quem está escrevendo o futuro? Citado acima. O flash registra o grupo ainda a 105 km da fronteira. O deslocamento é em caravana a pé. Fig 2.

As fotos são o conteúdo a ser analisado. São olhares do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado sobre o movimento migratório: refugiados, acampados, retirantes. Ele registra situações, imagens, pessoas, lugares, faces, evidenciando parte do movimento migratório atual, destacando os refugiados, a dificuldade de povos que vivem em situação de miséria, povos que até hoje não têm uma relação territorial como os curdos, povo não-árabe, com língua semelhante ao persa, que vive em conflito e em movimento migratório entre Turquia, Irã, Iraque, Síria, e os países do sudoeste da antiga URSS (Armênia e Azerbaijão). Seus flashs ajudam a compor o que estamos procurando entender.

Veja as imagens, procure no Para saber saber mais informações sobre os curdos e anote suas impressões sobre as diferentes facetas do movimento migratório. Registre.

ATIVIDADE 2 - LEITURA CINEMATOGRÁFICA

2.1- Escolham, em grupos, os seguintes filmes para serem vistos por vocês, a partir do roteiro que se segue1:

    1. O homem que virou suco.
    2. América, o sonho de chegar
    3. Bela aldeia, bela chama
    4. A cidade da esperança
    5. Gaijin

2.2- Para assistir aos filmes, observe o roteiro que se segue:

a) O que o título do filme sugere? Responda antes de vê-lo.

b) De que lugares o filme trata (países, cidades, regiões, continentes envolvidos)? De que anos/décadas? Procure localizar os lugares envolvidos na trama, destacando-os em um mapa-múndi. Depois anote o que lhe chamou atenção.

c) Liste as questões envolvendo a migração que compõem a trama do filme.

d) Que espacialidades foram construídas pelos imigrantes no local de chegada?

e) Que situações do filme mostram a territorização das novas identidades (guetos, comércios por nacionalidade, empregos e oportunidades demarcadas pelos migrantes, relações dos migrantes com a população local, homenagens a migrantes em festas, comemorações...)? Existem evidências de políticas para as questões decorrentes da migração nacional e /ou internacional? Existem evidências de discriminação?

1- Lembre-se, tudo no filme é intencional. Quem tem a intenção é quem o produz e dirige. Tudo é produzido para mostrar alguma coisa: os diálogos, as imagens, os focos, o enquadramento, as músicas, a relação dos olhares, os movimentos corporais, as paisagens evidenciadas, o figurino, os cenários, o roteiro.

f) Que estranhamentos os migrantes tiveram no lugar de chegada e por quê? As pessoas que deixam seus lugares de naturalidade adaptam-se facilmente em outros lugares? Nesse caso, como fica a questão da identidade? O que conservam? Em que se adaptam? Em que resistem?

g) Você acha que os migrantes respeitam as leis, os costumes, as tradições, as crenças, dos países/estados/províncias/ regiões que escolheram para morar? Há mais adaptação ou rejeição? Como isso pode ser captado no filme?

h) Que problemas ambientais são agravados com o movimento migratório?

i) Em que cenas é possível identificar as redes técnicas e simbólicas (trabalho, leituras, música, literatura, costumes, hábitos, tradições, valores), os regionalismos relacionados com a tradição, a identidade, os costumes, as crenças, crendices, as festas, as relação com o campo e com a cidade, o apego, o enraizamento das pessoas com o lugar que sentem pertencer?

j) Comente o nível de desenvolvimento e qualidade de vida do lugar enfocado, a participação do migrante na economia e na cultura local.

k) Apartir de seus registros, discuta com seu grupo e levante hipóteses sobre os motivos do movimento migratório nos diferentes períodos que você está conhecendo. (REGISTROS E DATA)