Biblioteca Virtual

Migração:
Reordenando o Terrítório e a Vida das Pessoas

A TERRITORIALIZAÇÃO DO SUBSOLO


Figura 3 - Retirada do livro: Minerais, minérios, metais, de onde vem para onde vão - CANTO (1997) - Ed. Moderna

 


Fig 4. Kimberley, África do Sul: O grande buraco. Foto exibida na enciclopédia Folha de São Paulo, vol.2, p. 636.

ATIVIDADE 1 - LEITURA DE IMAGENS

As imagens são, também, portadoras de textos, de significados. É preciso saber ler o que elas mostram. Como?

1- Localize esses lugares com a ajuda de um mapa-múndi.

2- Observe as semelhanças e diferenças entre eles e questione as situações a partir de suas reflexões anteriores.

3- Você percebe algum ponto comum entre eles? O quê? Anote as suas observações.

4- Produzir um texto incorporando nele os novos conhecimentos sobre a exploração mineral e a rigidez locacional*. Não se esqueça de dar um título para o seu texto, colocar a data e anotar suas fontes de coleta de dados. Registre a data.

ATIVIDADE 2 – INVESTIGANDO O ESPAÇO DE VIVÊNCIA

Problematização: Como a territorialização dos minerais vem ocorrendo em seu município?

1- Análise do mapa geológico do município identificando as ocorrências minerais e a formação geológica.

2- Trabalho de campo numa indústria extrativa mineral para coleta de dados:

a) Que mineral vem sendo explorado?
b) Quem explora e em que condições técnicas?
c) Onde se localiza o mercado consumidor da produção e como é feito o escoamento?
d) Quais são os impactos ambientais provocados pela exploração e como vêm sendo tratados?
e) Vem sendo feita a reconstrução da paisagem? Como?
f) Que benefícios a exploração mineral vem trazendo para a população local?
g) Fotografe o local e as circunstâncias que mais lhe chamarem a atenção
h) Anote outras observações que forem específicas, como por exemplo: tem mata próxima? Tem nascente de rio? É próximo do litoral?

3- Tratamento dos dados coletados através de análises e produção de síntese.

ATIVIDADE 3

Combine com sua turma uma forma de divulgar os resultados da investigação.

Auto-avaliação: o que você não sabia e aprendeu com esta atividade?