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DESAFIO INTERESSANTE Dona ou sócia de 58 empresas, em 1996, a CVRD faturou 5B de reais. Nenhuma outra empresa brasileira tem tantas ramificações decisivas. É a maior exportadora de minério de ferro do mundo, líder na produção de ouro da América Latina, explora manganês, bauxita e está para abrir uma grande mina de cobre no Pará. É sócia das principais siderúrgicas brasileiras, de fábricas de alumínio, de papel e celulose. E, sobretudo, a CVRD dispõe de inigualável sistema de logística de transporte, que é a verdadeira mina de ouro da companhia. Tem duas ferrovias, nove portos, um deles nos EUA, e 20 navios de carga. Sem um sistema cruzado como esse, seria impossível para a Vale tirar o minério do meio da selva amazônica e embarcá-lo rumo ao Japão a um preço competitivo. (..) Além de transportar minério da estatal, a malha de trens, portos e navios da Vale movimenta cargas de outras empresas. Leva para o exterior o aço das siderúrgicas mineiras e, na viagem de volta, traz carvão para alimentar essas mesmas siderúrgicas. Carrega a soja exportada pelos agricultores do Centro-Oeste e do sul do MA e traz peças importadas pela Fiat . Por suas ferrovias circulam cerveja da Brahma, madeira, granito, cimento e o combustível que abastece as cidades do sul do PA. E, obviamente, a Vale transporta o seu próprio minério, que na ferrovia de Carajás desliza a bordo do maior comboio de vagões do mundo. Ao todo, a Vale leva e busca produtos em trinta países de quatro continentes.(...) Em 1996, a Vale faturou1,8 bilhões de reais com seus serviços de transporte. É quase o dobro da receita que a empresa tira da venda de minério de ferro e oito vezes mais do que ganha com o ouro de suas minas. Metade do lucro em 1996 veio do sistema de transporte. Um relatório do banco americano Goldman Sachs, que estudou as contas da Vale durante um ano para orientar seus investidores, aponta as ferrovias como o negócio mais lucrativo da estatal. (Veja, 30/04/1997, p. 101/102.) 1- Com todo esse potencial de investimento e lucro porque a Vale do Rio Doce foi privatizada? 2- Essa privatização alterou seus investimentos no Espírito Santo? 3- De que forma ela interfere na economia capixaba? 4- Procurem saber mais sobre a situação da CVRD hoje após três anos de privatizações. O que mudou?
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