Biblioteca Virtual

Analisando e Descrevendo os Movimentos

ATIVIDADE: “LOCALIZE O PONTO OU PAGUE O MICO”

Para realizar esta atividade, as carteiras devem ser arrumadas nos cantos da sala, de tal forma a deixar o espaço central da sala livre e sem objetos. Formam-se grupos de 04 alunos, cada um deles subdividido em duas equipes I e II. A equipe II deve se ausentar da sala enquanto a equipe I elabora um “mapa” que conduzirá a equipe ausente a um ponto sobre o chão da sala, indicado e marcado pelo professor. Antes que parte da turma se retire, é importante que professor e alunos esclareçam as regras e objetivos do jogo:

1- Na sala haverá tantos pontos no chão quantos forem os grupos formados. Após a saída das equipes II de todos os grupos, o professor deverá:

a) Informar às equipes I de cada grupo qual é o ponto da sala que deverá ser localizado através do mapa. Mas, atenção: para cada grupo deverá haver um ponto distinto.

b) Entregar à equipe I um pedaço de papel em branco, junto a uma trena ou metro.

2- No papel, a equipe I de cada grupo anotará duas medidas e nenhum outro sinal ou informação. Como as equipes II não estarão na sala no momento em que a equipe I irá anotar as medidas, é importante que todo o grupo planeje como as medidas serão realizadas pela equipe I e como serão interpretadas pela equipe II.

3- Será dado um prazo máximo de tempo para que as equipes I e II de cada grupo planejem toda a operação. Após esse tempo, as equipes II serão levadas para fora de sala, enquanto as equipes I farão as medidas e elaborarão o ”mapa”.

4- Ao retornarem, as equipes II de cada grupo receberão das equipes I tanto o “mapa” quanto o metro ou trena.

5- Ganha o jogo quem primeiro localizar o ponto designado pelo professor. Mas atenção, quem se enganar com as coordenadas e escolher o ponto errado é desclassificado e terá de pagar uma prenda ou “pagar um mico” previamente combinado com antecedência pela turma.