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Biblioteca Virtual
Para realizar esta atividade, as carteiras devem ser arrumadas nos cantos da sala, de tal forma a deixar o espaço central da sala livre e sem objetos. Formam-se grupos de 04 alunos, cada um deles subdividido em duas equipes I e II. A equipe II deve se ausentar da sala enquanto a equipe I elabora um mapa que conduzirá a equipe ausente a um ponto sobre o chão da sala, indicado e marcado pelo professor. Antes que parte da turma se retire, é importante que professor e alunos esclareçam as regras e objetivos do jogo: 1- Na sala haverá tantos pontos no chão quantos forem os grupos formados. Após a saída das equipes II de todos os grupos, o professor deverá: a) Informar às equipes I de cada grupo qual é o ponto da sala que deverá ser localizado através do mapa. Mas, atenção: para cada grupo deverá haver um ponto distinto. b) Entregar à equipe I um pedaço de papel em branco, junto a uma trena ou metro. 2- No papel, a equipe I de cada grupo anotará duas medidas e nenhum outro sinal ou informação. Como as equipes II não estarão na sala no momento em que a equipe I irá anotar as medidas, é importante que todo o grupo planeje como as medidas serão realizadas pela equipe I e como serão interpretadas pela equipe II. 3- Será dado um prazo máximo de tempo para que as equipes I e II de cada grupo planejem toda a operação. Após esse tempo, as equipes II serão levadas para fora de sala, enquanto as equipes I farão as medidas e elaborarão o mapa. 4- Ao retornarem, as equipes II de cada grupo receberão das equipes I tanto o mapa quanto o metro ou trena. 5- Ganha o jogo quem primeiro localizar o ponto designado pelo professor. Mas atenção, quem se enganar com as coordenadas e escolher o ponto errado é desclassificado e terá de pagar uma prenda ou pagar um mico previamente combinado com antecedência pela turma.
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