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Biblioteca Virtual
Arrume um companheiro e exercite seus conhecimentos sobre os eixos coordenados através de uma interessante brincadeira conhecida como batalha naval. Para iniciá-la, os dois jogadores devem providenciar um papel quadriculado que será dividido em duas regiões: lado direito e lado esquerdo. Nos dois lados do papel devem ser marcados eixos x e y, com valores positivos e negativos, tanto para x quanto para y. No lado esquerdo, cada jogador deve distribuir 15 embarcações de guerra (2 couraçados, 2 cruzadores, 3 destroyers, 4 submarinos e 4 porta aviões). Com excessão dos submarinos, representados por apenas um ponto, todas as embarcações são representadas por pontos ligados através de segmentos de reta. Uma aparência possível para a ficha de cada jogador, antes do começo do jogo, é apresentada no lado esquerdo da figura 5. Você e seu colega não sabem em que posições estão distribuídas as embarcações um do outro. Assim, para destruir as embarcações só lhes resta atirar a esmo. O tiro é feito da seguinte maneira: cada jogador diz ao outro um par de coordenadas onde supõe existir um ponto que pertence a uma embarcação. É o próprio adversário que diz quando o tiro que corresponde às coordenadas acertou ou não em uma de suas embarcações. Quando o tiro tiver sido certeiro, o dono da embarcação atingida deve, ainda, especificar o tipo de embarcação atingida. Desta forma, é possível avaliar se vale a pena ou não continuar atirando ali por perto. Enquanto atira, você deverá anotar, no lado direito de seu papel, as coordenadas de seus próprios tiros. Assim, evitará o gasto desnecessário de munição, pois evitará atirar duas vezes no mesmo ponto. Essas anotações também permitem, ao final do jogo, conferir as posições das embarcações do inimigo com as posições contra as quais você disparou durante o jogo. Ganha o jogo quem primeiro destruir todas as posições nas quais se encontram as embarcações do oponente.
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