Biblioteca Virtual
Os
sons e a Poluição Sonora
Pré-teste
INSTRUÇÕES
PARA ESTUDO DO FASCÍCULO
Metas e objetivos de aprendizagem
Fique
atento às instruções e orientações
de aprendizagem
Amplie
sua visão sobre o assunto
Pense
e reflita. Neste texto você encontrará informações
que lhe ajudarão a compreender melhor o assunto.
Pare
e Pense! Isto precisa ser encarado com seriedade
Esses são
conhecimentos que você já estudou ou estudará
em outras unidades do curso.
|
Ao lado dos textos,
você encontrará vários símbolos. Eles foram
introduzidos para orientar a leitura, de modo que você possa tirar
um melhor proveito deste material de estudo. Na figura ao lado, apresentamos
os significados de cada símbolo.
QUESTÃO DE CIDADANIA!
Muitos hábitos humanos modernos, as máquinas e o barulho
das cidades vêm comprometendo a audição de um número
cada vez maior de pessoas. Hoje, pelo menos 10% da população
mundial sofre de algum tipo de deficiência auditiva. Muito pode
ser feito para evitar que nos transformemos numa "geração
de surdos". Entretanto, a medida mais importante diz respeito à
educação e à conscientização das
pessoas.
ATIVIDADE
DE PRÉ-TESTE
Responda às questões seguintes. Discuta suas respostas e dúvidas com
amigos ou familiares. Através desta atividade, você poderá identificar
o que sabe sobre o tema. Ao final do fascículo, estas questões servirão
como referência para você avaliar o quanto aprendeu. 1- Escolha duas
situações que, em sua opinião, expõem as pessoas a ruídos excessivos.
Em cada situação escolhida, faça uma lista das coisas que poderiam ser
feitas para: 1º. diminuir a "quantidade de” sons produzidos; 2º. diminuir
a intensidade dos sons transmitidos aos ouvidos. 2- O "volume" dos sons
e dos ruídos pode ser medido? Você conhece ou é capazde conceber alguma
maneira de realizar esse tipo de medida? 3- Faça um desenho para representar
o que você imagina existir no interior do seu ouvido. Procure identificar
ou atribuir um nome (ainda que provisório) aos elementos que você desenhar.

|