Biblioteca Virtual

Os sons e a Poluição Sonora

Pré-teste

INSTRUÇÕES PARA ESTUDO DO FASCÍCULO

Metas e objetivos de aprendizagem

Fique atento às instruções e orientações de aprendizagem

Amplie sua visão sobre o assunto

Pense e reflita. Neste texto você encontrará informações que lhe ajudarão a compreender melhor o assunto.

Pare e Pense! Isto precisa ser encarado com seriedade

 

Esses são conhecimentos que você já estudou ou estudará em outras unidades do curso.

Ao lado dos textos, você encontrará vários símbolos. Eles foram introduzidos para orientar a leitura, de modo que você possa tirar um melhor proveito deste material de estudo. Na figura ao lado, apresentamos os significados de cada símbolo.


QUESTÃO DE CIDADANIA!

Muitos hábitos humanos modernos, as máquinas e o barulho das cidades vêm comprometendo a audição de um número cada vez maior de pessoas. Hoje, pelo menos 10% da população mundial sofre de algum tipo de deficiência auditiva. Muito pode ser feito para evitar que nos transformemos numa "geração de surdos". Entretanto, a medida mais importante diz respeito à educação e à conscientização das pessoas.

ATIVIDADE DE PRÉ-TESTE

Responda às questões seguintes. Discuta suas respostas e dúvidas com amigos ou familiares. Através desta atividade, você poderá identificar o que sabe sobre o tema. Ao final do fascículo, estas questões servirão como referência para você avaliar o quanto aprendeu. 1- Escolha duas situações que, em sua opinião, expõem as pessoas a ruídos excessivos. Em cada situação escolhida, faça uma lista das coisas que poderiam ser feitas para: 1º. diminuir a "quantidade de” sons produzidos; 2º. diminuir a intensidade dos sons transmitidos aos ouvidos. 2- O "volume" dos sons e dos ruídos pode ser medido? Você conhece ou é capazde conceber alguma maneira de realizar esse tipo de medida? 3- Faça um desenho para representar o que você imagina existir no interior do seu ouvido. Procure identificar ou atribuir um nome (ainda que provisório) aos elementos que você desenhar.