Biblioteca Virtual

 

Os sons e os Movimentos do Ouvido

 

Experimente ler ou reler este texto enquanto acompanha atentamente a representação simplificada do aparelho auditivo (figura 1).

Os sons são vibrações que transportam energia. Normalmente, o som chega às nossas orelhas através do ar. No entanto, as vibrações (ou "ondas de som") podem chegar até nós através de qualquer meio material. Isso é fácil de perceber. Experimente encostar o pavilhão da orelha sobre a mesa, batendo na mesa algumas vezes. Cada vez que você bate na mesa, você produz vibrações que são transmitidas até seus ouvidos. É possível notar, ainda, que a orelha encostada na mesa percebe melhor os sons.



Faça você mesmo Comparando o ouvido a um balão de borracha Para entender como o tímpano funciona, segure um balão de borracha cheio de ar diante de seu rosto. Enquanto você fala, é possível sentir a vibração do balão com as mãos. Assim como o balão de borracha, a nossa orelha média é uma cavidade cheia de ar. O tímpano é, portanto, a membrana que separa o ar externo, do ar interno contido na cavidade da orelha média.

 

 

 

 


Figura 1: Representação simplificada da orelha humana. Vulgarmente conhecida como ouvido, a orelha huana é dividida em três partes: eterna, média e internaNote que a orelha média, assim como a orelha externo, é uma cavidade cheia de ar.

 

 

Você já ficou do lado de um trio elé trico ou de uma caixa de som com volume muito alto? Nessas situações, o som é tão intenso que é possível sentir o nosso próprio peito vibrar. Imagine, então, o que ocorre em seus ouvidos. Afinal, eles são capazes de perceber mínimas vibrações.

As vibrações do ar percebidas como sons põem em movimento uma membrana de nossa orelha chamada tímpano (veja figura 1) O tímpano, assim como um balão cheio de ar, é capaz de vibrar ao receber sons.
O movimento do tímpano é transmitido a um conjunto de três pequenos ossos do tamanho de grãos de arroz (na figura, eles estão dispostos em seqüência no interior da orelha média). Esse conjunto de ossinhos funciona como uma minúscula alavanca. A vibração dessa pequena alavanca produz vibrações em um líquido que preenche uma estrutura óssea com a aparência de um caramujo: a cóclea.