Biblioteca Virtual

 

Examinando nossa audição

Quando suspeitamos de algum problema de audição, precisamos fazer exames. O primeiro exame normalmente realizado é a audiometria tonal. Nele, somos colocados no interior de uma cabine

(veja a figura 2).Dentro da cabine, usamos fones de ouvido ou vibradores, que são fixados na parte de trás de nossas cabeças (bem atrás de nossas orelhas).

Você ou alguém que você conhece tem tido dificuldade em entender o que as pessoas dizem? Tem aumentado o volume da televisão acima do que outras pessoas consideram normal? Ao notar algum desses sinais, é preciso consultar um especialista para identificar o problema. A surdez sensorial não tem cura. Por isso, é preciso preveni-la combatendo suas causas, enquanto ainda se tem tempo.

Os fones de ouvido produzem vibrações no ar. Essas vibrações são transmitidas à cóclea pelo tímpano e pelos ossinhos da orelha média.

Os vibradores agem de forma diferente. Eles fazem vibrar os ossos da cabeça que cercam a cóclea. Dessa forma, a cóclea pode receber vibrações mesmo se houver problemas no tímpano e nos ossinhos da orelha média.