Artigos Publicados
- Modelo de Ensino para Mudanças Cognitivas: Fundamentação e Diretrizes de Pesquisa. Filocre, J., Aguiar Junior, O. G. - Ensaio. Cecimig, Belo Horizonte, 1999. P. 47-67.
- Elementos de um Projeto Educativo Modelar para o 2º Grau: A Experiência Pedagógica do Colégio Técnico/UFMG. J. Filocre. Cadernos Ensinar. Centro Pedagógico, Belo Horizonte, out/95.
- O Construtivismo e a Qualidade em Educação. Filocre, J. Dois Pontos - Teoria e Prática em Educação, Belo Horizonte, Vol. 2, no. 11, set-out/1991.
- Causalidad y Operaciones en la Interpretacion de las Ciencias. Enseñanza de Ciencias. Barcelona, 7 (3) : 266-270, 1989.
- The Spectator" como Projeto de Mudança Conceitual. Cad. Cat. Ens. Fis., Florianópolis, 5 (3) : 131-141, dez/1988.
- A Teoria de Piaget como Sistema de Referência para Compreensão da "Física Intuitiva". Cad. Cat. Ens. Fis., Florianópolis, 3 (2): 85-96, ago/1986.
- Modelo de Ensino para Mudanças Cognitivas: Fundamentação e Diretrizes de Pesquisa. Filocre, J., Aguiar Junior, O. G. - Ensaio. Cecimig, Belo Horizonte, 1999. P. 47-67.
- Elementos de um Projeto Educativo Modelar para o 2º Grau: A Experiência Pedagógica do Colégio Técnico/UFMG. J. Filocre. Cadernos Ensinar. Centro Pedagógico, Belo Horizonte, out/95.
- O Construtivismo e a Qualidade em Educação. Filocre, J. Dois Pontos - Teoria e Prática em Educação, Belo Horizonte, Vol. 2, no. 11, set-out/1991.
- Causalidad y Operaciones en la Interpretacion de las Ciencias. Enseñanza de Ciencias. Barcelona, 7 (3) : 266-270, 1989.
- The Spectator" como Projeto de Mudança Conceitual. Cad. Cat. Ens. Fis., Florianópolis, 5 (3) : 131-141, dez/1988.
- A Teoria de Piaget como Sistema de Referência para Compreensão da "Física Intuitiva". Cad. Cat. Ens. Fis., Florianópolis, 3 (2): 85-96, ago/1986.
- Avaliação sistêmica e avaliação da aprendizagem nos ciclos de formação básica Machado, A R. M., Takamatsu, C. T., Filocre, J. In: A Questão da Avaliação nos Ciclos de Formação Básica - Plano de Estudo Sobre a Avaliação da Aprendizagem. SEEMG. Belo Horizonte, p 4-22, 1998.