Artigos Publicados
- Modelo de Ensino
para Mudanças Cognitivas: Fundamentação e Diretrizes
de Pesquisa. Filocre, J., Aguiar Junior, O. G. - Ensaio. Cecimig, Belo
Horizonte, 1999. P. 47-67.
- Elementos de um
Projeto Educativo Modelar para o 2º Grau: A Experiência Pedagógica
do Colégio Técnico/UFMG. J. Filocre. Cadernos Ensinar.
Centro Pedagógico, Belo Horizonte, out/95.
- O Construtivismo
e a Qualidade em Educação. Filocre, J. Dois Pontos - Teoria
e Prática em Educação, Belo Horizonte, Vol. 2, no.
11, set-out/1991.
- Causalidad y Operaciones
en la Interpretacion de las Ciencias. Enseñanza de Ciencias.
Barcelona, 7 (3) : 266-270, 1989.
- The Spectator"
como Projeto de Mudança Conceitual. Cad. Cat. Ens. Fis., Florianópolis,
5 (3) : 131-141, dez/1988.
- A Teoria de Piaget
como Sistema de Referência para Compreensão da "Física
Intuitiva". Cad. Cat. Ens. Fis., Florianópolis, 3 (2): 85-96,
ago/1986.
- Modelo de Ensino
para Mudanças Cognitivas: Fundamentação e Diretrizes
de Pesquisa.
Filocre, J., Aguiar Junior, O. G. - Ensaio. Cecimig, Belo Horizonte, 1999.
P. 47-67.
- Elementos de um
Projeto Educativo Modelar para o 2º Grau: A Experiência Pedagógica
do Colégio Técnico/UFMG. J. Filocre. Cadernos Ensinar.
Centro Pedagógico, Belo Horizonte, out/95.
- O Construtivismo
e a Qualidade em Educação. Filocre, J. Dois Pontos - Teoria
e Prática em Educação, Belo Horizonte, Vol. 2, no.
11, set-out/1991.
- Causalidad y Operaciones
en la Interpretacion de las Ciencias. Enseñanza de Ciencias.
Barcelona, 7 (3) : 266-270, 1989.
- The Spectator"
como Projeto de Mudança Conceitual.
Cad. Cat. Ens. Fis., Florianópolis, 5 (3) : 131-141, dez/1988.
- A Teoria de Piaget
como Sistema de Referência para Compreensão da "Física
Intuitiva".
Cad. Cat. Ens. Fis., Florianópolis, 3 (2): 85-96, ago/1986.
- Avaliação
sistêmica e avaliação da aprendizagem nos ciclos de
formação básica Machado, A R. M., Takamatsu,
C. T., Filocre, J. In: A Questão da Avaliação nos Ciclos
de Formação Básica - Plano de Estudo Sobre a Avaliação
da Aprendizagem. SEEMG. Belo Horizonte, p 4-22, 1998.
