Biblioteca Virtual

Avaliação Sistêmica e Avaliação da Aprendizagem nos Ciclos de Formação Básica

João Filocre
Arminda Rosa R. da Matta Machado
Cleusa Tieko Takamatsu

RESUMO
Repensando a avaliação - atualidade e relevância, problemas e necessidades. Como estamos avaliando: finalidades e características da avaliação da aprendizagem - contexto, pressupostos e expectativas sociais; o processo da avaliação: finalidades, concepção e características; problematizando a avaliação. Mudando a avaliação para avaliar mudanças: fundamentos e perspectivas - novo contexto, novas expectativas e demandas sociais; avaliação da aprendizagem nos Ciclos de Formação Básica; fundamentos e perspectivas de uma nova concepção de avaliação.

SUMÁRIO

1. Repensando a Avaliação
Atualidade e relevância
Problemas e necessidades

2 - Como estamos avaliando: finalidades e características da avaliação da aprendizagem.
Contexto, pressupostos e expectativas
Processo da avaliação: finalidades, concepção e características
Problematizando a avaliação

3 - Mudando a avaliação para avaliar mudanças: fundamentos e perspectivas.
Novo contexto, novas expectativas e demandas sociais
Avaliação da aprendizagem nos ciclos de formação básica
Fundamentos e perspectivas de uma nova concepção de avaliação

4 - Bibliografia