Biblioteca Virtual
Avaliação
Sistêmica e Avaliação da Aprendizagem nos Ciclos
de Formação Básica
João
Filocre
Arminda Rosa R. da Matta Machado
Cleusa Tieko Takamatsu
RESUMO
Repensando a avaliação - atualidade e relevância,
problemas e necessidades. Como estamos avaliando: finalidades e características
da avaliação da aprendizagem - contexto, pressupostos
e expectativas sociais; o processo da avaliação: finalidades,
concepção e características; problematizando
a avaliação. Mudando a avaliação para
avaliar mudanças: fundamentos e perspectivas - novo contexto,
novas expectativas e demandas sociais; avaliação da
aprendizagem nos Ciclos de Formação Básica; fundamentos
e perspectivas de uma nova concepção de avaliação.
SUMÁRIO
1. Repensando a
Avaliação
Atualidade e relevância
Problemas e necessidades
2 - Como estamos
avaliando: finalidades e características da avaliação
da aprendizagem.
Contexto, pressupostos e expectativas
Processo da avaliação: finalidades,
concepção e características
Problematizando a avaliação
3 - Mudando a avaliação
para avaliar mudanças: fundamentos e perspectivas.
Novo contexto, novas expectativas e demandas
sociais
Avaliação da aprendizagem nos ciclos
de formação básica
Fundamentos e perspectivas de uma nova concepção
de avaliação
4 - Bibliografia

|